sábado, 20 de julho de 2013

As relações familiares

Quando era pequenina adorava o meu pai. Ele dava-me tudo o que pedia. Talvez por eu ser a única filha. Incluindo atenção. Que era o que eu mais queria e precisava. Sempre fui mimada, um vidrinho, como ele sempre me chamava cada vez que ele ou a minha mãe me levantavam a voz, e eu, de lágrima fácil, desmanchava-me em lágrimas.
O tempo foi passando, comecei a perceber melhor as coisas, e cada vez mais o trabalho me roubava o meu pai, o afastava de mim e da minha mãe. Talvez por ter passado mais tempo da minha infância e adolescência com a minha mãe, eu tenha mais afinidade com ela do que com o meu pai. Talvez.
Chegada a adolescência, os meus traços de personalidade começaram a formar-se, e a "mostrarem-se" mais. Fui-me dando conta que sou tal e qual o meu pai: nervosa como ele, irritadiça como ele, que fervo em pouca água como ele, etc. Aí, as nossas personalidades começaram a chocar uma com a outra. E a dar lugar a discussões por tudo e por nada. As coisas apenas estavam bem se eu passasse os meus dias calada e mansa como um cordeiro, se só e unicamente falasse quando isso me era exigido. Mas como duas pedras iguais não fazem farinha, como a minha mãe diz, eu nunca me calava. E hoje, anos depois, continuamos a não nos entendermos como devíamos. Porque eu não sei calar-me cada vez que ele fala e não tem razão e eu digo alguma coisa, as coisas correm para o torto, ninguém o pode contrariar. Como a maioria das vezes correm.
No entanto, a literalmente um mês de sair de casa, cada vez que a nossa relação está menos bem, só fico é feliz quando penso que vou ficar afastada do meu pai. Porque tenho a certeza que a distância só nos vai fazer bem. Principalmente ao meu pai.
E pode ser que um dia sejamos um pai e uma filha que se dão bem. Porque se há coisa que me deixa mais triste é isto, tenho tanta pena que seja assim.

4 comentários:

  1. Duas pessoas muito parecidas sempre chocam :/

    Womens's Stuff

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o tempo e a maturidade fazem bem e de certeza serão eles que te levarão a perceber melhor o teu pai, aposto que um dia vão dar-se muito bem e compreender-se muito melhor.

    ResponderEliminar